www.tecnifogo.com
Loading...
Tecnifogo

Sistemas Tecnifogo

A Tecnifogo oferece aos seus clientes toda gama de produtos, projectos e instalações de sistemas de protecção e combate à incêndios, com mão de obra especializada, acompanhamento especializado por nossos engenheiros que irão apresentar sempre a melhor solução para seu projecto.

Os sistemas contra incêndio têm a finalidade de detectar, sinalizar e até mesmo combater em caso de princípio de incêndio. Garantindo agilidade e minimizando riscos as pessoas e danos ao património.

Conheça os sistemas que disponibilizamos:

Sistema de Detecção e Alarme

Sistemas de Detecção de Gás e Calor é a detecção precoce de um incêndio, que evita com ele se propague e cause danos às pessoas e seu património.

A Tecnifogo disponibilizada soluções para uma pequena ou grande empresa; para um condomínio residencial ou comercial dentro das normas da ABNT e Corpo de Bombeiros.

O sistema de detecção e alarme convencional são indicados para prédios comerciais ou residências onde, em caso de incêndio, o accionamento dos accionadores de alarme envia um sinal a central de alarme. A central dispara as sirenes áudio visuais ou sonoras e informa em seu painel a área em que o foco de incêndio foi detectado.

O sistema de detecção e alarme endereçável é indicado para hospitais, hotéis ou edifícios que tenham na necessidade de indicação exacta do foco de incêndio. Em caso de incêndio o accionamento dos accionadores de alarme envia um sinal a central de alarme. A central dispara as sirenes áudio visuais ou sonoras e informa em seu painel o local exacto em que o foco de incêndio foi detectado.

Esse sistema de Detecção e Alarme são apresentados em duas opções, cabeadas ou sem fio (WI-FI).

Sistema de Sprinkler

O Sistema de Sprinkler (Chuveiro Automático) é um sistema automático e um dos mais eficientes e utilizados para combater princípios de incêndio. Seu funcionamento é através de uma válvula de governo e alarme, a partir do disparo de um ou mais bicos, o sistema entra automaticamente em funcionamento inundando os ambientes com a água eliminando o foco de incêndio.

Fundamental no combate a incêndio, o sistema de sprinkler é muito utilizado em edifícios comerciais, galpões industriais, centros comercias e centros comerciais.

Rede de Hidrantes

O Sistema de Hidrante é um dos sistemas mais utilizados para combater de incêndio. O sistema é composto pelos Abrigos de mangueiras, registro globo, mangueiras de incêndio, esguicho regulável, adaptador e chave storz. Além da tubulação pressurizada de acordo com a norma NFPA 14 ou NBR 13714, reservatório de água conforme Projecto, registro de recalque (passeio) e bomba de incêndio compatível com o cálculo hidráulico do projecto.

O funcionamento do sistema de hidrante acontece de maneira manual através do engate da mangueira de incêndio no registro globo e abertura no mesmo. Com a despressurização da tubulação a bomba de incêndio entra em funcionamento e direcionando a água do reservatório para a tubulação. Já o registro de recalque exerce papel fundamento em incêndio de grandes proporções, quando a água do reservatório não é suficiente e o uso de caminhão pipa dos bombeiros se faz necessário. Os bombeiros fazem o engate das mangueiras de alimentação no registro de recalque mantendo a alimentação de água no sistema de hidrante até a extinção do incêndio.

Sistema Fixo de Co2 e Fm200

O sistema fixo de CO2 é um dos sistemas automático de combate a incêndio mais utilizados na protecção de áreas não povoadas. A extinção do incêndio ocorre através da inundação do ambiente com o gás de CO2. O dióxido de carbono (CO2) elimina oxigénio do ambiente, quebrando assim a cadeia do fogo e extinguindo o incêndio.

O sistema fixo de CO2 é composto por cilindros de dióxido de carbono em estado liquido que são instalados em uma área separado da área que deverá ser protegida, tubulação de aço carbono e difusores. Porém para seu funcionamento é necessário que o sistema fixo de CO2 seja ligado ao sistema de detecção e alarme do ambiente protegido. A norma que rege o sistema fixo de CO2 é a NFPA 12.

Em caso de incêndio os detectores da área protegida iram captar a fumaça, enviando um sinal para a central de alarme que, automaticamente, enviará o comando de disparo da sirene sonora. Caso a central continue recebendo o sinal dos detectores é enviado o comando para disparar o sistema fixo de CO2.

Outro sistema fixo muito utilizado é o sistema fixo de FM 200. O agente extintor FM 200 é indicado para proteger CPDs, coifas, entre outros.

O principal diferencial do sistema fixo de FM 200 é não agredir o meio ambiente e as pessoas que são expostas ao gás, além de não produzir resíduos e danificar os produtos. O gás FM 200 consegue extinguir incêndio de classe A, B ou C, quebrando a cadeia do fogo ao eliminar o oxigénio do ambiente.

Todos os sistemas fixos possuem o mesmo funcionamento, são compostos por cilindros carregados com o agente extintor, nesse caso o FM 200, que são instalados em uma área separado da área que deverá ser protegida, tubulação de aço carbono e difusores. Porém para seu funcionamento é necessário que o sistema fixo seja ligado ao sistema de detecção e alarme do ambiente protegido e seguir as diretrizes da norma NFPA 2001.

Sistema de Iluminação de Emergência

O Sistema de Iluminação de Emergência é um dos sistemas mais necessários para combater de incêndio. O sistema é composto pelas luminárias de aclaramento, luminárias indicativas de rota de fuga, central e cabos.

O funcionamento do sistema de Iluminação de Emergência acontece de maneira automática através daqueda de energia. Com a falta de energia as luminárias são accionadas iluminando e indicando a rota de fuga as pessoas que estejam no local coberto.

Sistema de Protecção Por Portas Corta-fogo (Industriais e Prediais)

O Sistema de Portas Corta-fogo é de extrema importância na protecção de edifícios comercias e residências. O sistema é composto pelas portas corta-fogo, batentes, fechaduras, barra antipânico e electroíman.

O funcionamento do sistema de Portas corta-fogo acontece de maneira automática através dos electroíman ou manual.Com o accionamento do alarme de incêndio o impulso é enviado aos electroíman accionando-os e consequentemente fechando as portas corta-fogo. Sua principal função é evitar a propagação do fogo entre os andares e ambientes mantendo as escadas de emergência protegidas das chamas e garantindo a rota de fuga segura para as pessoas.

 

X